Boas Vindas

Sejam Bem Vindos ao Geografia em Ação.

sábado, 22 de agosto de 2009

Gripe suína

Brasil ultrapassa Argentina em mortes por gripe suína

O Brasil ultrapassou a Argentina em número de mortes pela gripe suína --a gripe A (H1N1)--, segundo dados divulgados na noite de ontem pelo Ministério da Saúde argentino e pelas informações das secretarias estaduais de saúde brasileiras. São 488 mortos pela doença no país, contra 439 no vizinho, e agora está atrás apenas dos Estados Unidos (522) entre os países que divulgam sistematicamente estes dados.
Com as mortes
confirmadas ontem pelas secretarias de Saúde de São Paulo, Paraná, Rio e Rio Grande do Sul, o número no Brasil subiu para, ao menos, 488. Com isso, o país ultrapassou a Argentina, onde o número de mortos subiu de 404, em balanço divulgado há oito dias, para 439, segundo comunicado do Ministério da Saúde do país divulgado na noite de ontem.
A gripe suína já matou 1.799 pessoas em todo o mundo, principalmente no continente americano, desde o seu aparecimento, no final de março, segundo os últimos dados da OMS. A entidade declarou a primeira pandemia de gripe do século 21 no dia 11 de junho. No total, 170 países já confirmaram casos.

O Brasil já havia
passado o México na semana passada. Na ocasião, balanço das secretarias estaduais da Saúde mostravam 277 óbitos no país, contra 162 no México. O último balanço naquele país, divulgado na quinta-feira, aponta para a morte de 170 pessoas.
PUBLICIDADE

Agora, dos países que divulgam sistematicamente dados sobre mortes por gripe suína, o Brasil só está atrás dos Estados Unidos. Os americanos confirmam a morte de 522 pessoas pela doença até a noite de ontem, segundo informações do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças, na sigla em inglês).
Os dados são emblemáticos porque o México foi o primeiro país do mundo a ter um surto de gripe suína, enquanto que a Argentina foi quem enfrentou o problema com mais gravidade primeiro na América do Sul --o que fez, inclusive, com que turistas brasileiros evitassem viajar para estes países.
Rivaldo Gomes/Folha Imagem
Crianças lavam as mãos em escola pública em São Paulo; Estado é o que tem maior número de mortes por gripe suína no país.
Brasil
Somente em São Paulo, o total de óbitos saltou de 134 --conforme balanço do último dia 11--para 179 nesta sexta-feira. No Paraná, foram confirmadas mais 23 mortes, e o total subiu para 142 no Estado. Já o Rio Grande do Sul anunciou mais nove óbitos, elevando para 93 o número de vítimas.
No Rio de Janeiro, o total de vítimas já chega a 47, com as quatro novas confirmações desta sexta-feira. Mais cedo, Santa Catarina havia confirmado a 11ª morte no Estado --que está em situação de emergência desde o dia 3 de agosto devido à doença.
São Paulo é o Estado com o maior número de mortes no país em decorrência da gripe A (H1N1), com 179 óbitos confirmados. O Paraná é o segundo em número de vítimas (142), seguido pelo Rio Grande do Sul (93), Rio (47), Santa Catarina (11), Minas (8), Paraíba (2), Bahia (1), Pará (1), Rondônia (1), Mato Grosso do Sul (1) e Amazonas (1), além do Distrito Federal (1).

30 comentários:

  1. a gripe suina em nosso pais e mais que da tanto mortalidade entre todos nois por isso devemos tomar muito cuidado fazer o que els pede direitinho.por em nosso pais ja foi difulgado mais 492 mortes por isso devemos tomar muito cuidado
    KARULINA RAFAELLA 1B NUMERO15

    ResponderExcluir
  2. A gripe suina no Brasil matou 488 pessoas.Utrapassou a Argentina .
    Jefferson Sales 2°c

    ResponderExcluir
  3. A gripe suina influenza A mais conhecida como h1n1 já matou 577 pessoas no Brasil ultrapassando EUA e situa em primeiro lugar na estatistica de casos fatais provocados pelo virus(AH1N1).
    DANILO 2°"C"

    ResponderExcluir
  4. Confesso que, ainda, não estou assustado com o possível pandemónio, especialmente depois de ler que no Reino Unido já se realizam festas com portadores da Gripe A, para que dessa forma o sistema imunitário possa reagir mais eficazmente ao vírus.
    É importante não esquecer que o número de vítimas após a chamada gripe normal, é bem superior ao número de vítimas da Gripe A, por ano morrem milhares, em corredores de hospital, em casa, na rua, por falta de cuidados.
    Espero sinceramente que daqui a uns meses possamos todos lavar as mãos sem grandes regras.

    Marcosuel 2°C N°19

    ResponderExcluir
  5. LUANA :
    RECICLAGEM:
    E MUITO EMPORTANTE PARA MANTER O NOSSO AMBIENTE MUITO MAIS LIMPO E LIVRE DAS POLUIÇAO

    PARABENS
    PELO SEU TRABALHO! 8ANO B

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi que gripe suina e uma doença muito prerigosa porque ela é um viros que nós pegamos no ar, vamos cuidar porque a gripe suina pade matar.


    wisney 8°C

    ResponderExcluir
  7. Nos temos visto que a Gripe suina vem contagiando e matando, não é brincadeira, mais infelismente muitas pessoas não está levando a serio ja tem 1799 casos confiramados em todo o pais mais nos estão totalmente cegos pensamos que nunca vai acontecer conosco mais quando nos menos imaginamos ja esta com alguns de nossos familiares vamos levar as coisas mais a serio porque não é brincadeira é realidade. Aluna:Danyelle 1c

    ResponderExcluir
  8. COMO VAI SUA HIGIENE ,COM OS CUIDADOS DA GRIPE SUINA , SE CUIDE ISSO E UMA COISA SERIA NAO E BRINCADERIA ISSO PODE LEVAR A MORTE , PRINCIPALMENTE DE CRIANCAS E IDOSOS VAMOS FAZER NOSSO MUNDO MELHOR NAO PIOR . CUIDE DE VOCE QUE TARA CUIDANDO DO SEU PROXIMO . CAROLINE 1 A

    ResponderExcluir
  9. bom!a gripi esta nos deixando muinto preocupado mais na verdade sabemos o que devemos fazer!LAVAR AS MAOS SEMPRE EVITAR FICAR MTO PROCIMO DAS PESSOAS E ASSIM POR DIANTE!jatemos suspeita em GUAPO e o que nos deixa mas kom medo! mas vamus nos previnir!!!!!

    ALUNA: JULIANA 1° "A" N°:21

    ResponderExcluir
  10. A Influênsa A,começou no México com o nome de gripe suína,mas depois foi mudado,pelo fato das pessoas não quererem ingerir carne de porco.Essa gripe era originalmente suína,mas sofreu mutações e infectou o ser humano.
    Depois do México agripe se espalhou por todo mundo.A princípio todo o mundo ficou em alarde nos seus aeroportos, vistorando todos os que vinham do México e dos EUA.Mas com o passar do tempo a gripe já se alastro e virou uma pandemia e está solta entre a população.
    O melhor jeito de se previnir da gripe A e lavar bem as mãos sempre, evitar lugares aglomerados e fechados e se acaso sentir sintomas como:febre acima de 39° e dores no corpo procurar o médico.
    No começo parecia que a gripe A não iria chegar ao Brasil,mas hoje o nosso país já é o que mais morreu pessoas no mundo com 577 casos de morte confirmadas. Então é melhor se cuidar. WANESSA N°28- 3° A MATUTINO

    ResponderExcluir
  11. A gripe A é uma coisa muito seria e pode ser evitada, mas somente se todos colaborarem para que a doença não se prolifere e tome conta do nosso estado, do nosso país e do mundo, o que já esta acontecendo em varias partes do mundo. Nós podemos tomar atitudes simples para poder tentar evitar e minimizar esse problema que é serio e incomoda toda a população, como:
    1-lavar bem e sempre as mãos.
    2-não emprestar nossos objetos intimos.
    3-evitar ficar em locais fechados.
    4-SE PREVINIR.

    Eu também acho importante as medidas que os funcionários de nossa escola estão tomando para minimizar a influenza.

    DANIELA FERNANDES 1° "A"

    ResponderExcluir
  12. A gripe suina no Brasil conseguiu se esparramar de uma forma surpriendente.Ela no começo era causada so se tivesse contato com o animal e agora só o fato de espirrarmos ja trasmite a doença.Por isso devemos ter uma igienização adequada,lavarmos bem as mãos,não dividirmos os nossos copos etc.È nescessario tudo isso e muito mais para poder garantir a nossa saúde eo bem estar da humanidade para q não possamos lamentar mais tarde a morte de varias pessoas.A atitude que nossa escola esta tomando e muito importante e estou de acordo plenamente com ela ja que alguma atitude deve ser tomada.


    Stephany Karolini

    1 ano c Matutino

    ResponderExcluir
  13. sao 488 mortes causadas pela gripe A(h1n1)no Brasil
    a gripe pode ser caudada por objetos contaminados,pelo ar por espirros e tosse e de pessoas contaminadas.Os sintomas sao:febre alta,cansaço,tosse e etc.algumas drogas estao sendo usadas para previnir a gripe como tamifu, tambem e importante evitar lugares com muitas pessoas e locais fechados, lave sempre as maos caso esteja gripado evite sair de casa e muito importante.

    Natalia 7°ano A N°:21

    ResponderExcluir
  14. ja sao 488 mortos no Brasil pela gripe A, passou argentina.Devemos tomar cuidado nos previnir,lave as maos com agua e sabao,nao compartilhe objetos pessoais.seus sintomas sao parecidos com a gripe normal sao:dores de cabeça,febre forte,cansaço,tosse e etc.

    Stephanie 7°ano A N° 24

    ResponderExcluir
  15. o indice da gripe suine sao 488 mortes causadas pela gripe A(h1n1)no Brasil
    a gripe pode ser caudada por objetos contaminados,pelo ar por espirros e tosse e de pessoas contaminadas.
    e sempre lembrar que e bom se preveenir..
    euiaeuaie

    ResponderExcluir
  16. os sintomas que é da gripe A(H1N1)são iguais a da outra gripe,com calafrios, febre, garganta dolorida, dor no musculo, dor de cabeça talves forte, tosse, fraqueza, e em alguns casos, náusea, vômito e diarreia.
    Adrienny 2ºC

    ResponderExcluir
  17. a proclamacao da indepedencia foi um dos fatos historicos que mais marcou, e ate nos dias de hoje nos comemoramos pois e uma vitoria que o brasil alcancou em ter liberdade e ser um pais livre com direitos.ou seja uma patria independente e tambem de ser um pais que eu tenho prazer de ser ,e muito orgulho de dizer que eu sou brasileira........

    ResponderExcluir
  18. A gripe suina por sua vez e um fato que infelismente alcancou o nosso pais...mais com os cuidados que nos devemos ter ,ou seja ter a consientizacao de tomar as medidas que faz a diferenca..sim .......aline cristina 1c

    ResponderExcluir
  19. Nós devemos tomar cuidado com a gripe suína ela esta bem perto de todos nós! Matheus Silva Bastos 1ano "C"

    ResponderExcluir
  20. A gripe suina está preocupando toda a população pois cada vez mais pessoas estão aparecendo com os sintomas dessa doença muito perigosa que pode ate matar.Com isso todos estão tomando as medidas possiveis para evitar e não pegar essa gripe porque em todo lugar está com cartazes falando de como se contagiar.
    Aluno:Denner marques rodrigues Série:1ºano 'A' Nº08

    ResponderExcluir
  21. NA MINHA OPINIAO , NA VERDADE A INDENPENDENCIA DO BRASIL FOI CRIADA PARA RELACIONAR A CRITICA COM OS POLITICOS , COMO FORMA DE FAZER ELES RELACIONAR A DIVIDA QUE DEVE PARA O ESTADO . ESSE DIA E MARCADO NAO SO NO BRASIL COMO NO MUNDO INTEIRO . CAROLINE NUNES DE MELO 1A

    ResponderExcluir
  22. a gripe suina hoje esta tão perigos que ja esta em guase todos os paises, mais por que sera que esta assim por causa de uma coisa á falta de higiene, nos podemos previnir a gripe suina javandoa as mão,não compartinha do coisa pessoais e etc

    NOME:bruno da silva oliveira N:5
    SERIE:7/8* ano TURMA:C

    ResponderExcluir
  23. natália sempre pensamos que casos de doenças ou mortes só acontecem com os outors estamos errados a gripe suína está ai e que ficamos atentos por que isso pode acontecer comigo com vç com qualquer um como aconteceu em são pauloque é o maior estado com o maior numero de mortes em decorrencia da gripe suína a influenza a (h1n1),com 179 óbitos confirmados.o paraná é o segundo em número de vitímas com (142)seguido pelo rio grande do sul com 93 .então vamos nos previnir pra que o que sonhamos se torne realidade nome:natália cardoso de arújo n:27
    série:7/8*ano turma:c

    ResponderExcluir
  24. O 7 de setembro foi um fato muito importante para nos Brasileiros, um fato historico que aconteceu.hoje nao e diferente nao , a cada dia estamos conquistamos nossa indepêndencia .RITA COSTA MILITAO 3° "A"

    ResponderExcluir
  25. Hoje a gripe suina como e chamada ,se alastrou pelo BRASIL,mas tem muitas formas de se previnir a gripe ,mas tem miuita gente que nao se preocupa com isso . a nossa saude vem em primeiro lugar .como muita gente pensa "essa gripe nao vai me pegar porque ta longe" nao e bem assim a gripe pode estar do seu lado e voce nao ve . fica esperto a gripe mata.RITA COSTA MILITAO 3ºano "A" N°23

    ResponderExcluir
  26. a gripi suina virou uma ipedemia no brasil
    todos estao preucupados no brasil ja teve + de 488 mortes devido a gripe a(h1n1)as medidas preventiva sao:
    Ao tossir cobrir a boca e o nariz com um guardanapo descartavel
    Lavar as maos varias veses ao dia com sabao e alcool com gel
    nao conpartilhe objetos pessoais como copos e talheres.
    Os sintiomas sao parecidos com a gripe normal os sitomas sao:febre alta,cançassos,tosse,dor de cabeça consstantimente[...]
    A atitude que nossa escola esta tomando e muito importante e estou de acordo plenamente com ela ja que alguma atitude deve ser tomada
    isabella cristina numero 27 turma "A"

    ResponderExcluir
  27. A gripe (h1n1) se epalhol rapidamente no brasil
    ela esta tao perigosa que ja esta em guapo os sitomas sao bastante parecidos com a gripe normalos sintomas sao febre alta dor de cabeça dor no corpo [...]
    Lucas Rafael 7 ano a numero 17

    ResponderExcluir
  28. meu DEUS!!!!! esta cripe e uma coisa perigosa demais gracas a DEUS nao a resgistros verdadeiros da gripe suina no guapo eu oro a DEUS para que tudo de certo e que nemhuma pessoa venha ser comtaminada porque creio eu que Deus e maior e que ele nos guarda cada manha pelo seu grande amor e pela sua misericordia .............

    ResponderExcluir
  29. acabar com o aquecimento global?

    É provocado por fenômeno natural ou ações humanas, ocorre com a ação do homem, mas com a queima de gases fosseis, esses gases ficam na atmosfera e formam uma camada , impedindo que os gases sejam irradiados para o espaço, e irreversivel, mas pode ser amenizado, apenas parando a queima de combustiveis fosseis etc... ou seja, impossivel. Murilo Reis 1°ano n°21

    ResponderExcluir